Pantone divulga a ‘Cor do Ano’ de 2017

Empresa referência em cores, a Pantone divulgou ontem o tom escolhido como aposta para 2017.

A Pantone tradicionalmente escolhe suas cores com base em estudos e análise de diversas áreas, como moda, arquitetura, design, sem desconsiderar reações imediatas do público diante da tonalidade. Para 2017, trata-se de um verde definido como “greenery”, ou “folhagem”, na tradução para o inglês. Sua sigla oficial é 15-0343 TCX.

Ao “New York Times”, Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, afirmou que o a população mundial vive sob intenso estresse e o verde apontado pela empresa servirá como mecanismo de “regeneração, refrescância, revitalização, renovação”.

“Sabemos o tipo de mundo que estamos vivendo, que é muito estressante e muito tenso”, disse Leatrice. “Esta é a cor da esperança e da nossa ligação com a natureza. Ele remete ao que chamamos de palavras ‘re’: regenerar, refrescar, revitalizar, renovar. Toda primavera entramos em um novo ciclo. É algo como olhar para a frente”

Apesar de não haver um caráter oficial no anúncio da Pantone, as cores eleitas pelo grupo costumam influenciar áreas que têm a cor como peça crucial de comercialização, como a indústria automobilística e de moda.

Como aconteceu em temporadas anteriores, com o Radiant Orchid (tom eleito em 2013), verde esmeralda (em 2014), o Marsala (em 2015) e o Rose Quartz (em 2016), o Greenery (Pantone 15-0343) tingiu algumas passarelas de verão 2017 – cujas peças chegam às lojas em meados de março –, como a da Emilio Pucci, Michael Kors e Balenciaga.

Quer saber mais sobre o tom Greenery? Confira os detalhes na página oficial da ‘Cor do Ano’ no site da Pantone.

Com informações de Extra e Vogue.