Pantone divulga a ‘Cor do Ano’ de 2018

Com o olhar voltado para o futuro, o tom escolhido foi o Ultra Violet (18-3838) que, segundo a marca, comunica originalidade, engenhosidade e um pensamento visionário.

A Cor do Ano é um momento no tempo que oferece uma estratégia direcional para o mundo do design e das tendências, reflexo de um trabalho em tempo integral ao longo do ano do Instituto de Cores Pantone (Pantone Color Institute), fazendo o mesmo pelos designers e pelas marcas.

O Instituto de Cores Pantone é um serviço de consultoria dentro da Pantone, que anuncia tendências mundiais de cores e presta aconselhamento sobre identidade de marcas e desenvolvimento de produtos em termos do uso de cores, envolvidos desde a aplicabilidade e a integração das cores dentro da estratégia empresarial. Reconhecida internacionalmente como a líder em termos de fonte de informações sobre cores, através de estudos sazonais de tendências, desenvolvimento de cores customizadas e recomendação de paletas de cores para produtos e identidade corporativa, Pantone Color Institute faz parcerias com marcas internacionais para elevar o poder, a psicologia e a emotividade das cores em suas estratégias de design.

“A Cor do Ano Pantone tornou-se muito mais do que uma tendência no mundo do design e da moda; agora é realmente o resultado de uma reflexão e da identificação daquilo que está em falta no mundo atual”, Laurie Pressman, Vice Presidente do Pantone Color Institute.

A Cor do Ano Pantone de 2018: Ultra Violet – Pantone 18-3838

Complexa e contemplativa, Ultra Violet sugere os mistérios do Cosmos, a intriga daquilo que ainda está por vir e as descobertas que estão além do lugar onde nos encontramos agora. O vasto e ilimitado céu noturno é simbólico do que é possível fazer para continuar a se inspirar no desejo de perseguir um mundo que está além do nosso.

Púrpuras enigmáticos também tem sido por muito tempo simbólicos de contra-culturas, do não convencional e do talento artístico. Ícones da música, Prince, David Bowie e Jimi Hendrix trouxeram tons da família do Ultra Violet para a cena principal da nossa cultura pop ocidental, como expressões pessoais da sua individualidade. Expressa em nuances e carregadas de emoção, a profunda PANTONE 18-3838 Ultra Violet simboliza a experimentação e o não conformismo, levando os indivíduos a conhecer a sua marca única no mundo e expandir as fronteiras através de soluções criativas.

Cor do Ano 2018 - Pantone

Ultra Violet em Design Gráfico e Embalagens

Com o desenvolvimento do design e de tendências em embalagens, Ultra Violet oferece a este mercado uma complexidade de nuances com toques de originalidade em tudo que tocamos.

Em paralelo, no design gráfico, Ultra Violet reflete uma direção multi-dimensional. Cores da família de Ultra Violet são cada vez mais usadas em embalagens e no design gráfico, pelas marcas que querem se associar com tendências avançadas, seja no CPG – Consumer Package Goods, seja no luxo e no mundo da beleza, com as celebridades e com os artistas que tem o desejo de se destacarem.

Cor do Ano 2018 - Pantone

Cor do Ano 2018 - Pantone

Ultra Violet em Home Decor e Beleza

Nos interiores, Ultra Violet pode transformar um ambiente numa impressionante forma de auto-expressão, ou de forma invertida, o seu brilho pode abafar a cor num ambiente com pinturas modernas em estilos alternativos. Adicionando tons bem temperados e brilhantes, Ultra Violet atrai a atenção para si, seja na cor de um sofá decorado, numa peça de arte ou no detalhe de uma parede colorida.

Como cor que pode te levar a tantas direções opostas, Ultra Violet se afirma em qualquer situação, seja pela elegância e tradição, seja pela ousadia expressa. Em hospitalidade estamos começando a ver purpuras como Ultra Violet no centro das atenções em interiores receptivos, enquanto hotéis pequenos ou grandes buscam constantemente por direções da cor e design que inspirem os turistas e tornem os hotéis relevantes.

Ultra Violet se torna um fetiche fundamentado na espiritualidade dentro da Beleza, criando looks inspirados para todos. A natureza complexa e profunda da cor é muito indicada para a beleza, criando harmonias, mixes e sombras – “ombrés”. Um simples batom ou esmalte foscos bastam para passar a mensagem do não conformismo, enquanto sombras metálicas em tons suaves mesclam-se em lampejos de luzes que transformam Ultra Violet em olhos voltados para o Cosmos. Tons roxos purpuras em tinturas de cabelos continuam a inspirar desfiles e estilos “streets” como exemplos de expressões criativas. Na palheta de cores de qualquer produto cosmético colorido, o Ultra Violet complementa e abraça todas as outras cores, aumentando a complexidade e o mistério.

Mais informações e as 8 paletas de combinações criadas pela Pantone, aqui.

Relembre a cor do ano de 2017 aqui.